terça-feira, março 30

O Encomendar das Almas

Lembro-me muito vagamente deste costume da Quaresma. O que sei, foi-me contado por minha mãe que também  encomendou as almas.  Um grupo de pessoas  envergando capotes, reunia-se e depois da meia-
noite percorriam as ruas da aldeia entoando um cântico triste e dolente pelas almas do Purgatório:


                          O Encomendar das Almas

                           Às portas das almas santas
                           Bate Deus a toda a hora
                           As almas lhe  responderam
                           Ó meu Deus que quereis agora?
                           Quero que deixeis o mundo
                            E venhais comigo para a Glória

                            Acorda ó pecador
                            Acorda não durmas mais
                            Olha que se estão queixando.
                            São as almas de teus pais.
                            Que vos deixaram os bens.
                             E vós deles não vos lembrais
                             Lembrai-vos com um padre nosso
                             Já que não possa ser mais.
                          
                              Perdoa-me ó pecador
                              Por te acordar a esta hora
                              Fica tu com Deus
                              Que eu com Deus me vou embora

              
                    

Sem comentários: